Viver é Cristo
Filipenses I

Graça e paz meus irmãos em Cristo!

Hoje vou trazer uma exposição sobre a Carta de Paulo aos Filipenses.

Vamos refletir principalmente sobre o capítulo 1. Esta carta traz grande alegria ao Cristão, pelo modo otimista como Paulo lida com a sua situação atual, onde se encontra preso em Roma. Ainda assim ele não desanima, pelo contrário, ele enxerga propósito na adversidade que lhe é imposta.

Abra sua Bíblia em Filipenses, capítulo I a partir do versículo 1:


Saudações de Paulo

1Paulo e Timóteo, escravos de Cristo Jesus, escrevemos a todo o povo santo em Cristo Jesus que está em Filipos, incluindo os bispos e diáconos. Paulo escreve como servo/escravo, não como apóstolo autoritário.

2Que Deus, nosso Pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes deem graça e paz.

Ação de graças e oração de Paulo

3Todas as vezes que penso em vocês, dou graças a meu Deus. 

4Sempre que oro, peço por todos vocês com alegria, 

5pois são meus cooperadores na propagação das boas-novas, desde o primeiro dia até agora. Paulo demonstra toda gratidão aos Filipenses pela cooperação/comunhão (koinonia) no evangelho.

6Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vocês irá completá-la até o dia em que Cristo Jesus voltar. Deus começou a sua boa obra em cada um de nós. Podemos ter certeza que assim como ele começou, também irá sustentá-la e completá-la, da mesma maneira que Paulo descreve aqui aos discípulos da cidade de Filipos.

7É apropriado que eu me sinta assim a respeito de vocês, pois os tenho em meu coração. Vocês têm participado comigo da graça, tanto em minha prisão como na defesa e confirmação das boas-novas. Reparem como Paulo estava satisfeito com estes irmãos, pois se mantiveram firmes no propósito de cumprir tudo a que Deus havia determinado nas suas vidas.

8Deus sabe do meu amor por vocês e da saudade que tenho de todos, com a mesma compaixão de Cristo Jesus. Demonstra aqui também o prazer de estar em comunhão com estes irmãos. 

9Oro para que o amor de vocês transborde cada vez mais e que continuem a crescer em conhecimento e discernimento. O conhecimento sozinho não traz sabedoria. Mas regido, principalmente pelo amor e o discernimento de espírito conseguimos avançar no propósito que temos de sermos pequenos Cristos aqui na terra.

10Quero que compreendam o que é verdadeiramente importante (coisas excelentes), para que vivam de modo puro e sem culpa até o dia em que Cristo voltar. Paulo aqui orienta a que haja por parte dos irmãos filipenses a compreensão do que realmente é importante, do foco nas coisas excelentes, que provém de Deus. Que busquemos a excelência, não como uma forma de exaltarmos a nós mesmos, mas que através do nosso exemplo, Cristo seja exaltado por meio de nós.

Ainda aqui nos orienta para que compreendamos a pureza do Evangelho, para que vivamos de maneira pura e simples, sem culpa (sem escândalos em outras traduções). 

11Que vocês sejam sempre cheios do fruto da justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus. Quando nós nos enchemos do fruto de justiça, por meio da Fé (na confiança que temos na obra do nosso Senhor) e Graça recebida através de Cristo, isso produz Glória e Louvor a Deus!

A alegria de Paulo por Cristo ser anunciado

12Quero que saibam, irmãos, que tudo que me aconteceu tem ajudado a propagar as boas-novas. Paulo andava sendo guiado pela vontade do Espírito Santo de Deus, cumprindo o propósito para o qual ele foi levantado apóstolo de Cristo. Desta forma, passou por diversas experiências, de alegrias, mas também de lutas e tribulações. E tudo isso foi de total importância para que tudo quanto havia sido proposto em seu coração, fosse cumprido. 

13Pois todos aqui, incluindo toda a guarda do palácio, sabem que estou preso por causa de Cristo. Reparem que inclusive a guarda do palácio entendia o motivo pelo qual Paulo estava preso e tinham respeito pelo que ele representava. Possivelmente Paulo também foi instrumento de Deus na conversão destes que o encarceravam.

14E, por causa de minha prisão, a maioria dos irmãos daqui se tornou mais confiante no Senhor e anuncia a mensagem de Deus com determinação e sem temor. Veja o testemunho sobre os efeitos da sua prisão entre os irmãos próximos. Em outras circunstâncias, como vemos em diversas nações hoje, onde há tirania, o povo é oprimido e fica sem ação por medo de represálias. Porém o testemunho de Paulo e o entendimento daquilo que ele pregou, trouxe coragem e ousadia para os demais discípulos de Cristo.

15É verdade que alguns anunciam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. Aparentemente buscavam confrontar Paulo, buscando tomar seu lugar, seu prestígio. Outros faziam pelo firme propósito de pregar as boas novas, com pureza de coração e espírito.

16Estes pregam por amor, pois sabem que fui designado para defender as boas-novas. Confiavam no exemplo e dedicação de Paulo. Buscavam pregar o Evangelho, sem preocupação com disputas humanas (pequenísses).

17Aqueles, no entanto, anunciam a Cristo por ambição egoísta, não com sinceridade, mas com o objetivo de aumentar meu sofrimento enquanto estou preso. Os falsos profetas aqui, estavam com um propósito de uma auto promoção (ambição egoísta) com foco em alcançar glória para si mesmos ao invés de glorificar a Cristo. Cristo era só um pretexto nos seus discursos.

18Mas nada disso importa. Sejam as motivações deles falsas, sejam verdadeiras, a mensagem a respeito de Cristo está sendo anunciada, e isso me alegra. E continuarei a me alegrar, Reparem como Paulo confia que a justiça de Deus prevalecerá. Mesmo que as motivações sejam falsas, a palavra de Deus vai sendo ministrada ao maior número possível de pessoas. Paulo aqui não está sendo conivente com os falsos profetas, apenas crendo que, mesmo acontecendo desta forma, tudo está dentro dos planos de Deus. "O que é verdadeiro permanece, o que é falso não resiste ao tempo, esmorece." 

19pois sei que, com suas orações e o auxílio do Espírito de Jesus Cristo, isso resultará em minha libertação. Paulo crê que as orações e petições dos seus verdadeiros irmãos em Cristo e o constante auxílio lhe é dado levarão à sua libertação. De uma forma ou de outra.

A vida de Paulo é dedicada a Cristo

20Minha grande expectativa e esperança é que eu jamais seja envergonhado, mas que continue a trabalhar corajosamente, como sempre fiz, de modo que Cristo seja honrado por meu intermédio, quer eu viva, quer eu morra. A principal busca de Paulo é que, acima de tudo, Cristo seja glorificado!

21Pois, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Creio que este seja o versículo de maior impacto neste capítulo. Tanto que deu o nome para esta pregação. Aqui Paulo demonstra o propósito (a sua intencionalidade de vida). Tudo que ele viveu até aquele presente momento foi para glorificar a Cristo. Ele entende seu propósito enquanto ser vivente, mas está plenamente satisfeito com o desfecho final, pois à sua morte o levará finalmente a presença plena com Cristo Jesus.

22Mas, se continuar vivo, posso trabalhar e produzir fruto para Cristo. Na verdade, não sei o que escolher. Nesta encruzilhada da vida Paulo vê dois caminhos pela sua frente. Diferente de um olhar humano, pecador, não alcançado pela graça, Paulo enxerga ambos os caminhos excelentes. O primeiro permite que ele continue cumprindo seu propósito terreno. O segundo o leva para a eternidade na Glória com Cristo. 

Quando compreendemos e conhecemos quem somos, salvos pela graça que recebemos quando reconhecemos a Cristo, podemos ver tudo à nossa frente como oportunidades para sermos aperfeiçoados e sermos ferramentas (servos fiéis) que em tudo glorificamos a Deus!

23Estou dividido entre os dois desejos: quero partir e estar com Cristo, o que me seria muitíssimo melhor. 

24Contudo, por causa de vocês, é mais importante que eu continue a viver. Paulo compreende a vontade de Deus. Que ainda há propósito na sua permanência terrena. Não por ele próprio, mas pela vida daqueles que precisam ser alcançados por ele, para Jesus Cristo.

25Ciente disso, estou certo de que continuarei vivo para ajudar todos vocês a crescer na fé e experimentar a alegria que ela traz. Quando nos entregamos e buscamos a vontade de Deus passamos a nos alinhar e a entender a Sua vontade em nossa vidas. Isso faz com que consigamos andar em novidade de vida. Por vezes nos convertemos e não buscamos aprimoramento. Não buscamos conhecer melhor Aquele que nos libertou do jugo do pecado. Isso nos torna libertos sim, salvos sim, mas não avançamos em sabedoria, entendimento e discernimento. Por isso no meio Cristão se fala muito em "bebês na Fé". Isso se aplica sim a novos convertidos, o que é natural, mas infelizmente também aqueles que permanecem neste estágio e com isso sofrem também por falta de entedimento da vontade de Deus nas suas vidas.

26E, quando eu voltar, terão ainda mais motivos para se orgulhar em Cristo Jesus pelo que Ele tem feito por meu intermédio. Quando estamos certos da vontade de Deus que opera em nós, por mais que tenhamos dificuldades, mesmo diante de adversidades ou encruzilhadas que a vida apresentar, nós saberemos a direção que devemos tomar. Paulo tinha fé no seu propósito e no que Deus ainda iria fazer através dele.

Uma vida digna das boas-novas

27O mais importante é que vocês vivam em sua comunidade de maneira digna das boas-novas de Cristo. Então, quando eu for vê-los novamente, ou mesmo quando ouvir a seu respeito, saberei que estão firmes e unidos em um só espírito e em um só propósito, lutando juntos pela fé que é proclamada nas boas-novas. Tão importante quanto ser alcançado por Cristo é viver segundo a Sua vontade. Paulo aqui exorta a todos para que vivam em comunidade segundo as boas-novas de Cristo. Nós também precisamos fazer o mesmo. Tudo quanto fazemos precisa ser para a Glória do Nosso Senhor Jesus Cristo. É um bom exercício e um crivo que todo Cristão venha a fazer rotineiramente esta avaliação. Esta validação dos seus atos, no dia-a-dia. "Isto que estou fazendo de alguma forma (direta ou indireta) colabora para a Glória de Deus?"

28Não se deixem intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Isso é um sinal de Deus de que eles serão destruídos, e vocês serão salvos. Levem sempre essa instrução junto ao coração de vocês. Hoje o mundo está cheio de pessoas querendo nos envergonhar pelas nossas crenças. O mundo já faz isso individualmente com cada um de nós. Raramente temos hoje, com constância, palavras sinceras de motivação, de encorajamento, vindas das pessoas (não cristãs) ao nosso redor. Pelo contrário, sempre que pode o ser humano procura diminuir o outro, para se afirmar. Nossa fé em Cristo nos liberta disso. Por isso lute por ela arduamente. Não deixe que seja abalada. Se algo abalar sua fé, busque em Cristo ou busque alguém que possa te ajudar. Via de regra as filosofias mundanas deste tempo tem argumentos muito fracos, que dependem de distorcer as escrituras para terem relevância. Porém o Cristão que não se instrui pode cair nestas armadilhas e se desviar da fé. Vigie!

29Pois vocês receberam o privilégio não apenas de crer em Cristo, mas também de sofrer por ele. Mesmo que soframos neste mundo, ao estar com Cristo sabemos que o sofrimento deste mundo não se compara a Glória que há de vir. Isso nos consola, nos fortalece e nos mantém no firme propósito.

30Estamos juntos nesta luta. Vocês viram as dificuldades que enfrentei no passado e sabem que elas ainda não terminaram. Paulo não está sozinho, está com Cristo e também com seus irmãos, lutando juntos. Precisamos seguir este exemplo. Que possamos ser suporte uns dos outros. Que possamos nos ajudar, dentro das possibilidades que temos, buscando a superação, torcendo uns pelos outros. Aquilo que você deseja para si, peça em oração primeiro para o seu irmão. Lutas virão, mas andando em comunhão seremos uma comunidade forte, uma noiva que honra a Jesus Cristo!

Filipenses • 1:1-30


Conclusão

Uma igreja saudável não é aquela que vive sem lutas, mas aquela que vive com Cristo no centro.


Apelo

  • Convido a cada um a reafirmar o compromisso pessoal com Cristo
  • Como igreja precisamos viver uma fé intencional, missional e perseverante
  • Pergunto a cada um de vocês meus irmãos:
    • Cristo é o centro da minha vida ou apenas uma parte dela?


Viver é Cristo
Ministério Vida em Cristo, Alexsandro Haag 11 janeiro, 2026
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo

Vivendo com Intencionalidade
Efésios 5:15-20