Você já meditou na profundidade das palavras do Senhor Jesus Cristo neste mandamento? Considere as palavras do Senhor e responda a você mesmo, se já renunciou a tudo para seguir a Cristo. Esse chamado exige renúncia, compromisso e disposição para carregar a cruz. Neste sermão vamos refletir sobre as três exigências de Jesus neste versículo e como elas se aplicam à nossa caminhada cristã.
_Negar-se a si mesmo:
Exige renúncia, não somente do pecado, mas daquilo que não me traz edificação, exige amar menos a minha vida e amar mais a vida de Deus (Mc.8:35- 37/Mt.10:39), exige deixar de fazer muitas vezes o que a minha carne quer, por exemplo, ficar vendo TV, ou na internet, ou no celular e tirar este tempo para Deus, para intimidade com o Senhor, para fazer aquilo que o Espírito deseja, estar perto do Pai. Claro que Cristo quer que tenhamos lazer, descanso, mas também quer ver renúncia de nossa parte por amor a ele. Negar-se a si mesmo, é oferecer a outra face, amar o irmão sem distinção, perdoar, cada dia deixar o seu eu, a sua vontade, e fazer a vontade do Pai. O próprio Cristo no Getsêmani Lucas 22:42 – "Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua." Negar a si mesmo significa abrir mão dos nossos desejos egoístas para viver a vontade de Deus. Isso não significa perder a identidade, mas sim submeter nossa vida ao Senhor. O verdadeiro discípulo entende que sua vida pertence a Deus e busca agradá-Lo acima de tudo. O apóstolo Paulo disse: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gálatas 2.20).
_Tomar a sua cruz:
A cruz, no tempo de Jesus, era um símbolo de sofrimento e morte. Quando Jesus diz para tomarmos nossa cruz, Ele nos chama a enfrentar dificuldades por amor a Ele. Não significa que a vida cristã será apenas dor e sofrimento, mas que devemos estar prontos para renunciar confortos e enfrentar perseguições por causa da nossa fé. Jesus mesmo disse em João 16:33: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." O apóstolo Paulo em 2 Coríntios 4:8-9 – "De todos os lados somos pressionados por aflições, mas não esmagados. Ficamos perplexos, mas não desesperados. Somos perseguidos, mas não abandonados. Somos derrubados, mas não destruídos." Em Mateus 10.38 disse Jesus: Quem não toma a sua cruz e não segue após mim, não é digno de mim. Tomar a sua cruz é assumir o compromisso definitivo com o Evangelho de Cristo, é lutar até o fim contra o pecado (1 Pe.4:1,2;Rm.6),lutar contra Satanás e os poderes das trevas (Ef.6:12); sofrer o escárnio e a perseguição do mundo, por não seguirmos seus padrões (Jo.15:18,19),andar no caminho estreito (Mt.7:13,14).Tomar a cruz significa permanecer firme, sabendo que nossa recompensa está no céu.
Existe uma cruz, antes da Coroa
_Seguir a Jesus:
Seguir a Cristo não é apenas uma decisão momentânea, mas uma jornada diária de obediência, seguir seus mandamentos, fazer o que a bíblia nos instrui. Isso envolve aprender com Ele, imitar Seu caráter e cumprir Sua missão. Não podemos seguir a Jesus à distância ou apenas quando nos é conveniente; devemos andar lado a lado com Ele, confiando em Sua direção e dependendo de Sua graça. Em Ef.5:1, 2 a palavra do Senhor diz: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. É exatamente assim que o servo de Deus deve andar, como verdadeiro imitador de Jesus Cristo em toda boa obra, seguindo o seu exemplo e testemunho de vida, procurando imitá-lo em sua perfeição. Seguir a Jesus é ouvir a sua voz e conhecê-lo: Evangelho de João 10:14 e 27 - Disse Jesus: “Eu sou o bom Pastor. Conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem.” “Minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem.” Ao contrário do que imaginam aqueles que não conhecem a Deus, seguir a Jesus não é nenhum martírio, exige sim à renúncia das coisas mundanas e a obediência a Cristo, que nos traz a vida eterna em Cristo Jesus no porvir e uma nova história nesta terra.
Conclusão:
Seguir a Cristo não é apenas uma decisão emocional, mas um compromisso diário de renúncia, sacrifício e fidelidade.
- Você está disposto a negar-se a si mesmo?
- Está pronto para tomar a sua cruz?
- Está realmente seguindo a Cristo ou apenas observando de longe?
Que possamos responder ao chamado de Jesus com um coração disposto e comprometido, lembrando que a recompensa é eterna. Como disse Jesus em Mateus 16:25: "Se tentar se apegar à sua vida, a perderá. Mas, se abir mão da sua via por minha causa, a encontrará.”
Na paz e no amor de Cristo Jesus
Pastora Kethuli Cogoy
09/02/2025