A Supremacia de Cristo
Colossenses I

Graça e Paz meus irmãos em Cristo!

Hoje vamos dar início a um estudo sobre a Carta de Paulo aos Colossenses.

Nela vamos refletir sobre a Supremacia e Preeminência de Cristo sobre tudo e todos nós.

Além disso vamos procurar, após compreendermos melhor este tema, como podemos aplicar o que aprendemos na nossa rotina de diária enquanto estamos neste mundo.


1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,
2 aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. (Paulo estava possivelmente preso em Roma quando escreveu esta carta para a Igreja de Colossos, por volta de 60-62 D.C.)
3 Sempre agradecemos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês,
4 pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos,
5 por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho
6 que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade. (Isso em resumo é o que o Evangelho de Cristo precisa operar em nós, quando entendemos o poder da Sua Graça Salvadora)
7 Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco, (Epafras ao que tudo indica foi o possível fundador da Igreja de Colossos)
8 que também nos falou do amor que vocês têm no Espírito.

I Coríntios 13:13

13 Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

  • Fé em Cristo Jesus é a base da nossa salvação.
  • Amor pelos santos é a evidência de que o evangelho transformou nossas vidas.
  • Esperança no céu nos mantém firmes, mesmo diante das dificuldades.

Como estão essas áreas em sua vida? Sua fé, seu amor pelos outros e sua esperança são visíveis em sua caminhada diária?


9 Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. (Reparem que Paulo orou sem cessar pela Igreja de Colossos, pedindo principalmente o quê? "Plenitudade no Conhecimento da vontade de Deus", seguido de sabedoria e entendimento/discernimento espiritual)
10 E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e

João 15:4-9

4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
5 "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
8 Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.
9 "Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.


11 sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da Sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,
12 dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.
13 Pois Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,
14 em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,
16 pois Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

Romanos 11:36

"Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas. Glória a ele eternamente. Amém."

Ele é a imagem de Deus, a primeira criação e o criador de todas as coisas. Em Cristo, todas as coisas existem e se mantêm. A verdade central é que Cristo é o Senhor absoluto sobre tudo.

  • Ele é a cabeça da igreja e o início de nossa nova vida.
  • Ele é o reconciliador, através de sua morte na cruz, trazendo paz e restaurando nossa relação com Deus.

Cristo é o centro de nossas vidas? Às vezes, podemos ser tentados a colocar outras coisas no centro de nossa existência, como carreiras, relacionamentos ou bens materiais. Mas, como Paulo nos lembra, Cristo é a razão pela qual todas as coisas existem.


17 Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.
18 Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.
19 Pois foi do agrado de Deus que Nele habitasse toda a plenitude,
20 e por meio Dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

Reconciliação / Hebreus 1:3a / Romanos 5:10-11

3 O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. 

Hb.1:3a

10 Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

11 Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação.

RM.5:10-11

Reconciliação. O sangue de Cristo na cruz não foi apenas um sacrifício qualquer, mas um meio pelo qual fomos reconciliados com Deus, quebrando as barreiras do pecado. 

Deus fez as pazes conosco através de Cristo. E essa reconciliação é uma obra de graça e misericórdia de Deus, sem que possamos merecer.

A reconciliação que Cristo nos oferece é um convite para viver em paz com Deus e (por consequencia, com os outros). 

Como estamos respondendo a essa paz em nossas vidas? 

Estamos dispostos a perdoar e buscar paz, assim como Cristo fez por nós?


21 Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês.
22 Mas agora Ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,
23 desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Sobre 21 ao 23

Paulo exorta os crentes a permanecerem firmes na fé, sem se desviar da esperança do evangelho. A reconciliação em Cristo não é um evento único, mas um convite contínuo para vivermos de acordo com a verdade que fomos chamados a abraçar. A fé não é apenas um ponto de partida, mas um caminho que devemos seguir até o fim.


A perseverança na fé é essencial. O que te impede de permanecer firmes na sua caminhada com Cristo?

Desafios, dúvidas e tentações podem surgir, mas Paulo nos lembra que, em Cristo, temos tudo o que precisamos para permanecer firmes até o fim.


24 Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.
25 Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade por Deus a mim atribuída de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus,
26 o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos. (nós que buscamos a santificação no exemplo de Cristo)
27 A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória. (Cristo em vós)

Romanos 8:18 / Cristo em vós (em você e em mim)

18 Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.

RM.8:18


A glória futura que nos aguarda é incomparável a qualquer sofrimento que possamos enfrentar neste mundo. A esperança da glória é a certeza de que o sofrimento atual é passageiro, enquanto a glória que receberemos em Cristo será eterna e sublime.

Paulo fala sobre o "mistério" que foi oculto por séculos, mas agora foi revelado. 

Este "mistério" é a presença de Cristo em nós, a "esperança da glória". Antes da vinda de Cristo, o plano de Deus para incluir os gentios na salvação era um mistério, mas agora, por meio de Cristo, a salvação está disponível para todos, judeus e gentios. 

Cristo em nós é a garantia da nossa esperança de glória futura, o que é central para a fé cristã.

O "mistério" revelado é um dos maiores presentes para a humanidade: 

Cristo vive em nós, e Ele é a nossa esperança de glória futura. Essa realidade deve transformar nossa maneira de viver e entender o propósito de nossa salvação.


28 Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.
29 Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.

Colossenses • 1:1-29 - NVI

Conclusão

Colossenses 1 nos apresenta uma visão elevada e profunda sobre quem Cristo é e o que Ele fez por nós. Ele é o criador e sustentador de tudo, e por meio d'Ele, fomos reconciliados com Deus.

 A resposta a essa grande obra de Cristo deve ser uma fé viva, um amor profundo pelos irmãos e uma esperança firme no que Deus preparou para nós.

Apelo:

  • Se você ainda não experimentou a reconciliação com Deus, em Cristo, hoje é o dia de abrir seu coração para essa graça.

  • Se você já conhece a Cristo, que sua vida seja uma expressão contínua dessa reconciliação, permanecendo firme na fé, em amor e esperança.

Oração: Que Deus fortaleça a sua fé, para que possam viver à altura do chamado que receberam em Cristo, com uma vida marcada pela esperança, pelo amor e pela fé inabaláveis.

Louvores:

  • Colossenses 1 - Projeto Sola
  • Corpo de Cristo - Diante do Trono
  • Suficiente - FHOP
  • É Ele - Drops INA - Apelo
A Supremacia de Cristo
Ministério Vida em Cristo, Alexsandro Haag 23 março, 2025
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo

Liderança Feminina
Chamados, Mesmo Quando o Mundo Esquece